O QUE É POESIA ? Abertura do Semestre Letivo do CCHLA

DIA 23 DE ABRIL DE 2009



Um dos mais importantes poetas atuais brasileiros (nas palavras de Francisco Bosco, colunista da revista CULT, “autor de alguns dos mais belos poemas da poesia brasileira contemporânea”), e também um filósofo de reconhecida erudição, Antonio Cicero é o convidado a abrir o semestre letivo do CCHLA da UFPB, em conferência no dia 23 de abril, às 9:00 horas da manhã, no Auditório 411, intitulada “Que é a Poesia?”.
antonio cicerpNela, o poeta e filósofo pretende examinar as respostas que alguns dos maiores poetas da tradição ocidental deram, em suas poéticas, a esta questão, desde o ponto de partida da poesia oral primária da Grécia arcaica até um ponto de chegada, a poesia oral secundária de nossos dias (a letra de música). No trajeto, Cirero vai expor elementos da tradição romântica alemã e Baudelaire, entre outros.
À tarde do mesmo dia, Antonio Cicero terá um encontro com professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, cujo tema será “O conceito de natureza humana”.
Quem é Antonio Cicero

Antonio Cicero é poeta e ensaísta, autor dos livros de poemas Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002), e dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Organizou, em parceria com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo e, em parceria com Eucanaã Ferraz, a Nova antologia poética de Vinícius de Morais. Recentemente participou dos ciclos de conferências "Poetas que pensaram o mundo" e "O silêncio dos intelectuais" (org. Adauto Novaes). Também é compositor, tendo parceiros como Marina Lima, Lulu Santos, Adriana Calcanhotto e João Bosco.

Nenhum comentário: