
Um dos mais importantes poetas atuais brasileiros (nas palavras de Francisco Bosco, colunista da revista CULT, “autor de alguns dos mais belos poemas da poesia brasileira contemporânea”), e também um filósofo de reconhecida erudição, Antonio Cicero é o convidado a abrir o semestre letivo do CCHLA da UFPB, em conferência no dia 23 de abril, às 9:00 horas da manhã, no Auditório 411, intitulada “Que é a Poesia?”.
antonio cicerpNela, o poeta e filósofo pretende examinar as respostas que alguns dos maiores poetas da tradição ocidental deram, em suas poéticas, a esta questão, desde o ponto de partida da poesia oral primária da Grécia arcaica até um ponto de chegada, a poesia oral secundária de nossos dias (a letra de música). No trajeto, Cirero vai expor elementos da tradição romântica alemã e Baudelaire, entre outros.
À tarde do mesmo dia, Antonio Cicero terá um encontro com professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, cujo tema será “O conceito de natureza humana”.
Quem é Antonio Cicero
Antonio Cicero é poeta e ensaísta, autor dos livros de poemas Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002), e dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Organizou, em parceria com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo e, em parceria com Eucanaã Ferraz, a Nova antologia poética de Vinícius de Morais. Recentemente participou dos ciclos de conferências "Poetas que pensaram o mundo" e "O silêncio dos intelectuais" (org. Adauto Novaes). Também é compositor, tendo parceiros como Marina Lima, Lulu Santos, Adriana Calcanhotto e João Bosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário