Eventos: III Congresso Iberoamericano de Filosofia da Ciência e da Tecnologia


6 a 9 de setembro de 2010
Buenos Aires, Argentina


PRIMEIRA CIRCULAR

O III Congresso Iberoamericano de Filosofia da Ciência e da Tecnologia, organizado por distintas entidades iberoamericanas de educação e pesquisa, contempla temas de interesse em relação com a filosofia da ciência e da tecnologia. Para seu desenvolvimento se propõe as seguintes seções:

* Ciência, tecnologia e sociedade
* Culturas científicas e tecnológicas
* Ética, ciência e tecnologia
* Ciência, tecnologia e valores
* Sociologia da ciência e da tecnologia

* Comunicação e compreensão pública da ciência e da tecnologia
* Ciência, tecnologia e gênero
* Filosofia da ciência e ensino da ciência
* Racionalidade científica e tecnológica
* Progresso científico
* Realismo científico
* Desenvolvimento tecnológico
* Filosofia da tecnologia
* Metodologia da ciência

* Filosofia e política da ciência e da tecnologia
* História e filosofia da ciência
* História e filosofia da tecnologia
* Filosofia da lógica

* Filosofia da matemática
* Filosofia da física
* Filosofia da química
* Filosofia da biologia
* Filosofia da psicologia
* Filosofia das ciências cognitivas
* Filosofia das ciências da linguagem
* Filosofia da economia
* Filosofia da antropologia
* Filosofia da sociologia
* Filosofia da história

CONDICOES PARA APREENTAÇÃO DE TRABAALHOS
Poderão enviar solicitações para apresentar uma comunicação individual, mesa redonda (de 3 a 5 expositores) em relação com as diferentes seções previstas no Congresso e/ou simpósios sobre temas específicos.

Todas as solicitações de participação no Congresso, seja para comunicação individual, em mesa redonda ou em simpósio, deverão apresentar:

Um RESUMO AMPLIADO para avaliação, que deverá cumprir as seguintes características:
Extensão compreendida entre 800 e 1200 palavras

1. Dados a incluir no texto: título do trabalho; seção na qual deseja inscrever-se; nome do autor; lugar o instituição de trabalho; país, telefone e/ou fax e correio eletrônico para consultas. Formato: Times New Roman 12pts, em arquivo .rtf.
2. Um RESUMO de 100 palavras, para ser publicado, onde deverão estar inclusos os seguintes dados: título do trabalho; seção na qual deseja inscrever-se; nome do autor; lugar o instituição de trabalho; país, telefone e/ou fax e correio eletrônico para consultas; em Times New Roman 12pts, em arquivo .rtf.

Em caso de Mesas redondas, por favor, incluir:

* Título da mesa.
* Nome do responsável pela mesa, instituição e país.
* Correio eletrônico, endereço postal, número de fax e número telefônico do responsável.
* Nomes dos expositores individuais, instituição e país (máximo de cinco e mínimo de três; em qualquer caso terão duas horas no total para a realização da mesa).
* Resumos de cada comunicação individual AMPLIADOS (entre 800 e 1200 palavras) e RESUMOS (de 100 palavras); em Times New Roman 12pts, em arquivo .rtf.
* Seção na qual desejam inscreverem-se.


Em caso de Simpósios, por favor, incluir:

* Título do simpósio.
* Nome da(s) pessoa(s) responsável(is) pela organização do simpósio.
* Correio eletrônico, endereço postal, número de fax e número telefônico do responsável.
* Número e nome dos participantes, indicando a instituição e o país de cada um deles.
* Título das comunicações individuais e resumos de cada uma delas AMPLIADOS (entre 800 e 1200 palavras) e RESUMOS (de 100 palavras); em Times New Roman 12pts, em arquivo .rtf.


OS TRABALHOS DEVERAO SER ENVIADOS PARA: secretariaCIFCYT@gmail.com

A aceitação dos trabalhos ficará sujeita à avaliação.


PRAZOS DE APRESENTAÇÃO E DEMAIS DATAS IMPORTANTES
Data limite para propostas de simpósios: 31 de janeiro
Data limite para determinação do programa dos simpósios: 1º de março
Data limite para envio de trabalhos: 31 de março
Data limite para informar aceitação (ou não) dos trabalhos: 15 de maio
Circular com cronograma e programa preliminar: 15 de julho


ORGANIZAÇÃO

Comitê Executivo Internacional
León Olivé (UNAM, México)
Manuel Reyes Mate (CSIC, España)
Osvaldo Guariglia (CIF/CONICET, Argentina)
César Lorenzano (UNTREF, Argentina)
Pablo Lorenzano (UNQ/CONICET, Argentina)

Comitê Científico Internacional:
Anna Carolina Regner (Asociación de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur)
María José Frápolli (Sociedad de Lógica, Metodología y Filosofía de la Ciencia en España)
Eulalia Pérez Sedeño (Instituto de Filosofía, CSIC, España)
Ana Rosa Pérez Ransanz (Instituto de Investigaciones Filosóficas, UNAM, México)

Comitê Organizador Local:

Presidente de Honra
Mario Bunge (McGill University, Montreal, Canadá)

Coordenação
César Lorenzano (Universidad Nacional de Tres de Febrero)
Pablo Lorenzano (Universidad Nacional de Quilmes/CONICET)

Membros
Federico Schuster (Universidad de Buenos Aires)
Carolina Scotto (Universidad Nacional de Córdoba/CONICET)
Cristina di Gregori (Universidad Nacional de La Plata/CONICET)
Adriana Gonzalo (Universidad Nacional del Litoral/CONICET)
Diana Pérez (Sociedad Argentina de Análisis Filosófico/CONICET)
Rosa Belvedresi (Centro de Investigaciones Filosóficas/CONICET)
Javier Legris (Centro de Estudios Filosóficos, ANCBA/CONICET)


IDIOMAS OFICIAIS DO CONGRESSO: espanhol e português.

DATOS PARA CONTACTO:
Secretaria do Congresso
Ma. Clara Torresagasti


Email: secretariaCIFCYT@gmail.com

Fonte: ANPOF em 15.12.2009

XIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP




De 05 a 10 de Abril de 2010.


Descrição Geral
1. A participação é aberta aos estudantes de curso presencial de graduação que estejam desenvolvendo pesquisa sob orientação de um professor na área de Filosofia.
2. As exposições terão um limite de tempo de 20 minutos para cada expositor seguidos de 10 minutos para debate e perguntas.
3. Haverá, para cada expositor, um certificado de participação, cuja entrega estará condicionada à apresentação da comunicação.
4. Um mesmo participante não poderá submeter mais do que um trabalho.
Inscrição
1. Os estudantes devem ter recebido a orientação de um Professor, comprovada pelo mesmo.
2. Os estudantes devem estar cursando, no mínimo, o terceiro semestre da graduação em curso presencial.
3. A inscrição de graduados é permitida desde que os interessados tenham se formado até um ano da data do encontro e não estejam cursando a pós-graduação.
4. A ficha de inscrição estará disponível no site do Evento.
5. A ficha de inscrição deve ser completamente preenchida e enviada exclusivamente por email

Alojamento
1. Haverá alojamento a baixo custo na Cidade Universitária para quem necessitar, porém pedimos que se inscrevam até 01 de março de 2010, impreterivelmente, através do formulário no site do evento.


* Também podem se inscrever no Encontro interessados em assistir aos mini cursos, que contarão com certificado para presença mínima de 75%

Per�odo de inscri��es: de 2010-01-12 a 2010-03-06
Email: filosofia.fichas@gmail.com
Site: http://www.encontrodefilosofiausp.blogspot.com


Fonte: ANPOF em 14.12.2009

Capes aprova projeto PIBID da UFPB


Cinco Cursos de Licenciatura do Campus I integram o projeto; outros cinco participarão no biênio 2010-2011



A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba, por meio da Coordenação Institucional do PIBID-UFPB (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), concorreu ao Edital Nº. 02/2009 PIBID CAPES, e teve seu Projeto aprovado para o biênio de 2010/2011.

O PIBID faz parte das iniciativas do MEC via CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem como objetivo maior valorizar os cursos de Licenciatura e estimular a permanência dos graduandos na docência como carreira profissional, contribuindo, assim, para ajustar essas ofertas às demandas das redes públicas de ensino, minimizando as carências de professores para a Educação Básica.

O PIBID possibilita também, aos graduandos bolsistas uma convivência com o cotidiano do exercício da função docente. Com esse programa os alunos dos cursos de Licenciatura desenvolvem atividades diretamente nas escolas e os professores destas escolas atuam como supervisores das atividades.

Atualmente, o PIBID-UFPB (2009-2010) tem cinco Cursos de Licenciatura do Campus I, envolvidos no projeto: Ciências Biológicas, Física, Química, Matemática e Letras (Português). E para o biênio 2010-2011, participarão do Projeto mais cinco Cursos de Licenciatura: Ciências Sociais (Sociologia) e Filosofia (Campus I), Ciências Biológicas (Campus II), Matemática e Ciência da Computação (Campus IV).