Cresce a procura por cursos de Filosofia e Sociologia

A afirmação é do coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFPB

A obrigatoriedade do ensino de Sociologia e de Filosofia no 2° grau tem aumentado significativamente a importância e a procura por esses cursos nas universidades nacionais.

A revelação foi feita pelo coordenador do curso de Ciências Sociais da UFPB, professor Antonio Geovanni Gonçalves, doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, praticamente um ano após a sanção presidencial da lei que instituiu a obrigatoriedade do ensino de sociologia e filosofia nas escolas de 2º grau, dia 2 de junho de 2008.

A Agência de Notícias da UFPB quis saber mais sobre o assunto, o que resultou na entrevista com o professor Antonio Geovanni, reproduzida na íntegra, a seguir:

Agência: Lei sancionada dia 2 de junho de 2008 tornou obrigatório o ensino de filosofia e sociologia nas escolas de ensino médio de todo o país. Em que medida isso melhora o ensino no Brasil?

Professor - A Lei Federal nº 11.684 de 2 de junho de 2008, ao fazer isso, reconhece a importância dessas disciplinas na formação dos alunos. A importância da sociologia (também da filosofia) está em vários aspectos, conforme se pode ver em qualquer manual básico de sociologia: ajuda o aluno/pessoa/cidadão a pensar criticamente a realidade social na qual está inserido, compreendendo seus mecanismos e partes constituintes, o que lhe oferece possibilidades de conhecer-se enquanto ser que participa de uma sociedade, juntamente com outros, percebendo as configurações estruturais de poder, prestígio, riqueza às quais está submetido ou a que submete. Diria, entretanto, que estas metas são algo para se alcançar num tempo mais longo de convivência com o fazer sociológico.

Agência: Qual a importância para os jovens estudantes do 2° grau o ensino de filosofia e sociologia?

Professor - No ensino médio vejo que a sociologia tem a função de iniciar o aluno nesse processo, inclusive criando bases para que, ao chegar no ensino superior, a sociologia não apareça mais como algo estranho, erudito demais e sem interesse. Aposta-se que com a inclusão (na verdade, "re-inclusão") obrigatória nas três séries do ensino médio, os alunos se tornem mais críticos, mais atentos para os problemas do nosso tempo, com poder de apreender, relacionar e sintetizar fatos e eventos. Obviamente que se espera também que a crítica se converta em ação consciente e responsável. Como já destaquei acima, essa inclusão deve favorecer o ensino da própria sociologia ou matérias correlatas na universidade. Destaco, ainda, que filosofia e sociologia são importantes não só como disciplinas do conhecimento, mas também para a vida.

Agência: Com a implantação da lei houve aumento de demanda pela procura dos cursos de filosofia e sociologia no ensino de terceiro grau? Há estatísticas sobre isso na UFPB?

Professor - Sim, a própria universidade já se mobilizou para isso. O Curso de Ciências Sociais há 15 anos oferecia apenas o bacharelado; animado pela discussão da obrigatoriedade da sociologia, criou em 2009 a licenciatura, à noite. A procura está sendo grande, especialmente por parte dos alunos que já são bacharéis em ciências sociais e que vêem na licenciatura uma possibilidade a mais de emprego. As estatísticas: além das 50 vagas oferecidas no vestibular, oferecemos 50 vagas para os alunos já graduados. Inscreveram-se 63 e foram aprovados 37. Agora, no segundo semestre, serão oferecidas mais 13 vagas. Creio que a tendência é aumentar a procura.

Agência: Existem projetos de novos investimentos nesses dois cursos da UFPB em face da implantação da lei de obrigatoriedade de ensino de filosofia e sociologia no 2° grau?
Professor - Sobre projetos de investimento no Curso de Ciências Sociais até agora não existe nada específico. E nós temos bastante necessidade disso. Faltam laboratórios, equipamentos, espaço, micro-ônibus para aulas de campo, etc. Falta uma proposta de articulação entre a Universidade e as escolas de ensino médio.




A afirmação é do coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFPB


2009-05-22 - 11:49:10
Fonte: Agência de Notícias - Fernando Caldeira

Nenhum comentário: